No dia 27 de maio, os estudantes do curso de Licenciatura Intercultural Indígena com ênfase em Linguagens, como parte das atividades finais do componente curricular Projeto Integrador II, realizaram uma vivência educativa com alunos do 1º ano do Ensino Médio Integrado. Durante a atividade, os licenciandos organizaram e conduziram uma série de atividades culturais, como jogos, confecção de cestarias e grafismos, além de apresentações de músicas e danças tradicionais do povo Kaingang.
A vivência foi um momento de aprendizado para todos os envolvidos. Os alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de se aprofundar no conhecimento da cultura, dos costumes e da língua Kaingang. Por sua vez, os licenciandos puderam vivenciar a prática docente e refletir sobre os desafios e as potencialidades da educação escolar indígena.
Os professores do curso destacaram a importância de iniciativas como essa para a construção de uma proposta de educação realmente intercultural, essencial para o fortalecimento da identidade e valorização das culturas indígenas nas escolas.
Esse tipo de atividade contribui para o desenvolvimento de uma educação mais inclusiva e plural, essencial para a formação de futuros profissionais comprometidos com a diversidade cultural.