• Portal do Governo Brasileiro

Barra de acessibilidade

  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu principal 2
  • Ir para a busca 3
  • Alto contraste
Logotipo do IFC

Formulário de busca

Links sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Restrito
  •   Menu principal
  • Perguntas Frequentes
  • Contatos
  • SIG
  • Ingresso
  • Institucional

Você está aqui: Página inicial > Portal do campus Campus Abelardo Luz > Notícias > Vivência Educativa no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena

Início do menu principal
  • Nossos Cursos
    • Licenciatura em Pedagogia
  • Nossos Campi
    • Campus Abelardo Luz
    • Campus Araquari
    • Campus Blumenau
    • Campus Brusque
    • Campus Camboriú
    • Campus Concórdia
    • Campus Fraiburgo
    • Campus Ibirama
    • Campus Luzerna
    • Campus Rio do Sul
    • Campus Santa Rosa do Sul
    • Campus São Bento do Sul
    • Campus São Francisco do Sul
    • Campus Sombrio
    • Campus Videira
  • Conselhos e Colegiados
    • Consuper
    • Consepe
    • Codir
    • Cogepe
    • CGRC – Comitê de Governança, Riscos e Controles
    • CGTI – Comitê Gestor de Tecnologia da Informação
  • Documentos Oficiais
    • Regimento Geral do IFC
    • Estatuto do IFC
    • PDI IFC
    • Portarias Normativas
    • Editais
    • Portarias
    • Portarias da Corregedoria
  • Gabinete do Reitor
  • PROEN - Ensino
  • PROEPPI - Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação 
  • PROAD - Administração
  • PROGETI - Governança, Engenharia, Tecnologia e Ingresso
  • PRO-PESSOAS - Desenvolvimento, Inclusão, Diversidade e Assistência à Pessoa
Início do conteúdo

Vivência Educativa no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena

Quarta-feira, 28 de maio de 2025

No dia 27 de maio, os estudantes do curso de Licenciatura Intercultural Indígena com ênfase em Linguagens, como parte das atividades finais do componente curricular Projeto Integrador II, realizaram uma vivência educativa com alunos do 1º ano do Ensino Médio Integrado. Durante a atividade, os licenciandos organizaram e conduziram uma série de atividades culturais, como jogos, confecção de cestarias e grafismos, além de apresentações de músicas e danças tradicionais do povo Kaingang.

A vivência foi um momento de aprendizado para todos os envolvidos. Os alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de se aprofundar no conhecimento da cultura, dos costumes e da língua Kaingang. Por sua vez, os licenciandos puderam vivenciar a prática docente e refletir sobre os desafios e as potencialidades da educação escolar indígena.

Os professores do curso destacaram a importância de iniciativas como essa para a construção de uma proposta de educação realmente intercultural, essencial para o fortalecimento da identidade e valorização das culturas indígenas nas escolas.

Esse tipo de atividade contribui para o desenvolvimento de uma educação mais inclusiva e plural, essencial para a formação de futuros profissionais comprometidos com a diversidade cultural.

Links de acesso rápido

Aluno

  • Calendários Acadêmicos
  • Políticas e Programas Estudantis
  • Portal de Ingresso IFC
  • Regulamento da Conduta Discente
  • SIGAA

Comunidade

  • Acesso à Informação
  • Comitê de crise
  • Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
  • Conselho Superior
  • Portal público
  • Consultas Públicas
  • Consulta Pública de processos
  • Editais IFC
  • Eventos IFC
  • Projeto Cães-guia
  • Trabalhe no IFC

Servidor

  • Desenvolvimento do Servidor
  • Manual do Servidor
  • Portal SIAPENET
  • Suporte TI
  • Sistema Integrado de Gestão (SIG)
  • Webmail

Sites Relacionados

  • Brasil – GOV
  • CAPES – Chamadas Públicas
  • CAPES – Portal de Periódicos
  • CNPq – Chamadas Públicas
  • Informativo IFC
  • MEC
  • Transparência Pública
Portal desenvolvido na Fábrica de Software do IFC Campus Araquari.