Na semana de 16 a 20 de setembro o Curso Técnico em Agropecuária realizou uma série de visitas técnicas em Propriedades Rurais e Empresas do setor, nos Municípios de Palmas-PR e Abelardo Luz-SC.

As visitas tiveram por objetivo aperfeiçoar os conhecimentos técnicos dos alunos dos diversos anos do Ensino Técnico, integrar corpo docente e discentes com os diversos setores dos Arranjos Produtivos Locais, bem como projetar a imagem do IFC- campus Abelardo Luz como uma Instituição de Ensino de excelência na área Agropecuária.

As visitas foram acompanhadas e supervisionadas pelos professores das diversas áreas do Instituto: Prof.º Auro César Braga, Profª Wanderleia Trevisan da Rosa, Profª Carmem Santana, Profª Maylane Junkes, Profª Camila Munarini e Profª Sara Coelho.

• Capril JM

Localizada no Município de Palmas-PR, a empresa atua no ramo alimentício produzindo carne de caprinos e ovinos de alta qualidade e com certificação municipal. A maioria dos animais abatidos são criados na propriedade, que emprega modernas técnicas de manejo nutricional e sanitário na ovinocaprinocultura.

Na oportunidade, os alunos da disciplina de Zootecnia III, visitaram e participaram de atividades práticas no Criatório de ovinos e bovinos, pertencentes ao sr Servino, situado no Município de Abelardo Luz.

• Leiteria POPÓ

Tradicional empresa familiar, localizada no Município de Palmas-PR. A leiteria possui cerca de 100 vacas em lactação, confinadas em sistema Compost Barn e produzindo, em média, 4.000 l/dia. Parte da produção é beneficiada na própria fazenda e comercializada na cidade, o conhecido leite POPÓ. A empresa POPÓ constitui-se numa referência na produção leiteira, empregando modernas técnicas de melhoramento zootécnico, manejo nutricional e sanitário.

• Avicultura

Os alunos da disciplina de avicultura vivenciaram as atividades do Aviário do sr Nerci Santin localizado no Município de Abelardo Luz. O produtor, dentre outras atividades, utiliza o modelo intensivo de exploração de frangos de corte, integrado ao sistema da Aurora Alimentos S/A. Os aviários possuem cerca de 23.000 frangos cada e são abatidos entre 42-45 dias de idade com cerca de 3kg/ave.

• Cooperativa Regional de Comercialização do Extremo Oeste (Cooperoeste)

Os alunos da disciplina de bovinocultura leiteira visitaram as instalações do Entreposto de recebimento de leite pertencente a cooperativa Cooperoeste. Localizada no Assentamento José Maria, Município de Abelardo Luz, a Cooperoeste possui cerca de 200 produtores cadastrados, na maioria assentados e recebe, diariamente, cerca de 50.000 litros de leite. Na oportunidade os alunos acompanharam as etapas do recebimento do leite na cooperativa, bem como os principais exames realizados para a verificação da qualidade. A marca Terra Viva é a marca dos produtos comercializados pela Cooperoeste.

– PROEJA –

Os integrantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), com certificação em Nutrição e Segurança Alimentar, participaram dentro das atividades da disciplina Práticas Pecuárias, de visita técnica em uma fazenda de produção leiteira, situada no Município de Abelardo Luz. A visita teve por objetivo verificar as técnicas de obtenção higiênica do leite. A fazenda, de propriedade do Sr Maurício, produz sob sistema de confinamento, utilizando os princípios do Free Stall.