ssentados concluem curso de produção de Leite orgânico em Abelardo Luz

Dezenove assentados se formaram no curso de Bovino Leiteiro, com ênfase em leite orgânico. A cerimônia foi realizada no dia neste sábado (12/09), no Assentamento José Maria, no município de Abelardo Luz/SC. O curso de formação continuada foi oferecido pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), em parceria com a Cooperativa Regional de Cooperação do Extremo Oeste (Cooperoeste), e teve duração de 200h.
A Cooperoeste forneceu os educadores ao curso, garantindo assim a construção da política da cooperativa e do MST de avançar na produção de leite orgânico e fortalecer a linha de produção de leite. A cooperativa indicou para fazer o curso assentados que já trabalham com o leite e têm intenção de avançar para o leite orgânico, e tem potencial de serem multiplicadores.
Cesar Antônio Schneider (IFC), afirmou que a realização deste curso foi importante para a efetivação do campus avançado do IFC em Abelardo Luz, no assentamento José Maria. Há poucos dias o Incra transferiu uma área para o IFC neste assentamento, e no próximo ano o Instituto começará a ofertar um curso técnico em Agroecologia no local.
O coordenador da brigada 25 de Maio do MST, Altair Lavratti, abordou sobre a importância dos assentados estudarem, que isso é parte da luta, assim como as ocupações, que tem retomado sua força.
Edivar Boiani, gerente da filial da Cooperoeste de Abelardo Luz, relembrou que este ano ao cooperativa completou 18 anos em Santa Catarina. E neste município já alcançou o volume 1,6 milhão de litros de leite produzidos ao mês pelos assentados em Abelardo Luz. E que o Curso vem para contribuir para a melhora da qualidade do leite e da vida dos agricultores, pois o leite orgânico é um elemento importante para a construção da agroecologia.

Texto e fotos por Juliana Adriano