OBJETIVOS DO CURSO

– Geral:

Propiciar qualificação profissional atrelada ao eixo tecnológico Recursos Naturais, bem como atender mulheres com trajetórias de vida diversas, com experiências que necessitam de um saber formal como um projeto de vida, primando pelos valores humanos e o exercício da cidadania.

– Específicos:

1) identificar espécies vegetais com aplicação aromática e medicinal e cultivar essas plantas desde a produção de mudas até à colheita;

2) coletar e produzir extratos;

3) incentivar a criação de microempreendimentos, visando às metas ecológicas de preservação de espécies nativas e possibilitando o emprego do conhecimento tradicional do uso de fitoterápicos e práticas alternativas no tratamento de males populares e outras ocorrências na área de saúde;

4) proporcionar a atuação das mulheres, desenvolvendo habilidades e competências necessárias para preparar produtos naturais e fitoterápicos, sendo todos os procedimentos do preparo fundamentados nas boas práticas de manipulação, as quais contemplam principalmente a formulação de produtos inócuos para a saúde humana.

5) desenvolver um currículo integrado e interdisciplinar, possibilitando que as mulheres atuem como sujeitos desse processo pedagógico;

6) possibilitar às estudantes oportunidades de relacionar os novos conhecimentos com suas experiências cotidianas, de modo a situá-las em diferentes momentos de suas vidas;

7) conhecer as principais discussões a respeito dos direitos da mulher e cuidados com a saúde, a fim de proporcionar uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea;

8) desenvolver a capacidade de trabalho coletivo e valores morais;

9) contribuir com a elevação da qualidade dos serviços prestados à sociedade, qualificando e requalificando cidadãs por meio de um processo amplo que envolve a apropriação, socialização, difusão e produção de conhecimentos científicos e tecnológicos.

PÚBLICO ALVO

Mulheres residentes no município de Abelardo Luz/ SC, que tenham o ensino fundamental incompleto e busquem um aperfeiçoamento.

O CURSO

A demanda pelas ervas medicinais, aromáticas e condimentares vem crescendo continuamente nas últimas décadas em função da eficácia, efeitos colaterais de medicamentos quimio-sintéticos e até mesmo por modismos. Com o aumento dessa demanda, a oferta de produtos também tem crescido. Diante desse cenário, torna-se fundamental focar a atenção na qualidade das plantas e derivados que são produzidos, comercializados e utilizados pela população. Conforme proposta pedagógica, o Campus Avançado de Abelardo Luz vem buscando uma intervenção articulada com público diferenciado como mulheres, tanto da zona rural como também aquelas que vivem na área urbana, para desenvolver a sua característica de vínculo com esses espaços. Nesse contexto, o Curso de Formação Inicial e Continuada “Produtor de Plantas Aromáticas e Medicinais”, na modalidade presencial, tem por objetivo principal propiciar qualificação profissional vinculada a uma formação humana e integral, possibilitando a construção de projetos de vida das estudantes e primando pelos valores humanos e o exercício da cidadania.

O Curso está sendo realizado na Escola Estadual Anacleto Damiani.

Abelardo Luz/SC

REGIME DE FUNCIONAMENTO

O curso terá uma carga horária de 160 horas, no período noturno.

COORDENADORA

Profª. Drª. Rejane Escrivani Guedes

Profª. Esp. Amanda Queiroz de Carvalho

Tec. Agr. Me. Maicon Fontanive