OBJETIVOS DO CURSO

– Geral:

Fomentar o Canto Coral no Campus do IFC – Abelardo Luz.

– Específicos:

1) Desenvolver as habilidades vocais dos alunos e colaboradores do IFC – Abelardo Luz e seu entorno comunitário;

2) Trabalhar os conceitos de afinação, harmonia, ritmo e equilíbrio sonoro;

3) Praticar o canto coral polifônico e homofônico;

4) Colaborar no desenvolvimento interpessoal dos envolvidos propiciando um espaço de superação da timidez, insegurança e no desenvolvimento de habilidades relacionadas e necessárias para uma vida profissional mais sadia e feliz;

5) Possibilitar a inserção destes alunos em práticas artísticas vocais de sua comunidade com as qualidade esperadas de um cantor, conforme o objetivo específico número 2.

Toda a comunidade docente, discente e comunidade do entorno do campus.

O CURSO

O primeiro registro histórico do termo coro é provavelmente contido nas tragédias de Ésquilo, Eurípedes e Sófocles. Também aí temos a referência de onde o coro se posicionava dentro da tragédia grega e do teatro grego. Ao longo da história ocidental a prática coral sofreu uma série de transformações que acompanharam a história e o desenvolvimento musical. Do coro em uníssono nos monastérios, conhecido como canto gregoriano, passando pelo canto homofônico, polifônico, modal, tonal, atonal, expandido, cênico e etc.

Ao longo dos séculos, uma literatura coral foi se formando em diversos segmentos da sociedade, da classe operária ao luxo das óperas, dos grupos infantis aos coros profissionais com uma gama imensa de repertórios e estilos. Se por um lado o canto coral nos põe em contato com a própria história da humanidade, em especial a ocidental, por outro nos propicia uma vivência social onde se faz necessária a disciplina, a percepção do outro, o trabalho em conjunto e o respeito. Por fim ainda é preciso lembrar que se trata de uma prática musical de conjunto que desenvolve: a afinação, percepção melódica e harmônica e o senso rítmico. Habilidades que são comuns em toda a prática musical e primordiais no Canto Coral.

Este Curso de Qualificação Profissional, formará cantores de coro através da prática musical historicamente informada de diversos períodos em quatro módulos, experimentando na prática, no próprio corpo que é o instrumento do cantor, diferentes períodos e estilos musicais. Os egressos deste curso estarão aptos a participar de atividades artísticas em sua comunidade no que se refere aos aspectos vocais: o uso saudável da voz; nos elementos do Som: altura, timbre, duração e intensidade; e no que tange aos elementos da música e suas habilidades necessárias para a sua prática: afinação, senso rítmico, equilíbrio sonoro e controle do timbre.

Sede do IFC – Campus Avançado Abelardo Luz

Estrada Geral, s/n – Assentamento José Maria

Abelardo Luz/SC

REGIME DE FUNCIONAMENTO

O curso será ofertado na modalidade presencial, semanalmente, com duração de 160 horas, às terças-feiras, das 19h às 21h.

COORDENADOR

Prof. Me.  André Franzoni Alexandre

MAIORES INFORMAÇÕES

⇒ Telefone: (47) 3331-7881

⇒ E-mail: andre.alexandre@ifc.edu.br

PROCESSOS SELETIVOS

» Edital Nº. 018/2017

Período de inscrições: de 01 de julho a 31 de julho de 2017.

Para acessar as informações referentes a este edital, clique aqui.