CPA Local:

A sigla CPA Local significa Comissão Própria de Avaliação Local.  Está é vinculada a CPA Institucional, que está presente em todas as instituições que oferecem ensino superior, de acordo com o artigo 11 da Lei nº 10.861/2004.

Link para acessar o site da CPA Institucional:

Porque é importante a CPA Local?

Para contribuir com a gestão acadêmica e administrativa das Instituições de Ensino Superior, servindo de  apoio para a formação profissional de qualidade estabelecidos pelo MEC.

Atribuições da CPA Local:

– Conduzir os processos de avaliação internos da instituição;

– Sistematizar os resultados da avaliação interna do campus e encaminhar a CPA Institucional;

– Contribuir na elaboração relatório para ser encaminhado ao INEP;

– Promover ampla divulgação dos resultados da autoavaliação institucional;

– Sugerir ao CONCAMPUS ações para melhoria institucional a partir dos resultados da autoavaliação.

Constituição da CPA Local:

A CPA Local é constituída por dois representantes de cada segmentos da comunidade acadêmica, sejam eles: docentes, discentes e técnicos administrativos e, dois da sociedade civil organizada. Tais representantes são eleitos por seus pares. Esta comissão tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição.

O que é a avaliação institucional?

É um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, instituído pela Lei nº 10.861, a fim de verificar as condições gerais de funcionamento das instituições de ensino superior. Os principais tipos de avaliações previstos pelo SINAES são: Avaliação Institucional Externa; Avaliação Institucional Interna; Avaliação dos Cursos de Graduação; Avaliação do Desempenho dos Estudantes.

Gestão diretiva 2021 -2023 da CPA Local – Portaria nº 039/2021

Abdoral de Andrade Lucas – membro docente titular

Camila Munarini – membro docente suplente

Bárbara Arruda Nogueira – membro TAE titular